Sim, Eu Creio Em Deus

"Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18"


Olá, Eu sou Talita Cristina, irmã do Mateus Ágora, e meu querido irmão me cedeu um espaço aqui, para dizer um pouco do que penso e vivo. 

Agora que a primeira apresentação já se deu, passo a tratar do tema dessa publicação: Crer ou não Crer

Há alguns dias li em uma atualização de status a passagem de 1 Corintios (escrita logo no início da postagem), que me levou a refletir por algumas horinhas. Reflexões essas que me fizeram reafirmar minha fé na verdade louca do evangelho. As quais tentarei escrever a seguir.



1. Contextualizando...


a) Faremos um breve contexto social: em uma sociedade laica, na qual a ética é um imperativo no que diz respeito a diferença de opiniões. E que o relativismo religioso é uma saída sempre presente, que não leva nenhuma discussão a lugar algum. Onde o que tem maior valor é o que você aparenta ser e não o que realmente é. Torna-se cada vez mais difícil afirmarmos algo, afirmar que acreditamos ou não acreditamos em algo. Pois, ao assumir uma fé, uma variedade de rótulos e certos padrões nos são impostos. Cargas essas que nem sempre estamos conscientes do que são e o porque surgiram, simplesmente as carregamos. Mas uma coisa é certa, nossas ideologias sempre ficam aparente em nossa vida seja através dos nossos discursos ou comportamentos.

b) Nesse momento uma contextualização do trecho escolhido: "
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus". Paulo o escritor dos livros direcionados a igreja de Corinto, começa falando de sua afirmação de fé, e relatando qual verdade ele seguia e pregava, ele escreveu a carta afim de que o(s) destinatários se alinhasse ao padrão de vida que leva a salvação. Mas logo ele alerta que o que ele pregava não era sabedoria humana e sim um sabedoria que vinha do alto (de Deus) dando assim todo o credito e honra ao Deus da pregação e não ao conhecimento humano.





2. Explorando o Trecho...



a) Quando no trecho diz "a mensagem da cruz" se refere a 'uma' verdade absoluta e a integralidade da bíblia.  A verdade absoluta é que Deus existe sim e ele criou a humanidade e o universo e 7 dias, fez um plano de resgate e redenção da humanidade (ou vários planos, para quem pensa assim) que teve seu auge na vida e na morte de Jesus na Cruz para remissão dos nossos pecados e para nos religar a Deus. E a integralidade da bíblia, pois se cremos na verdade absoluta da criação, da redenção até o apontamento do juízo final, creremos que todas as partes da bíblia é verdade e divinamente inspirada.

b) No trecho que diz: "é loucura para os que estão perecendo", traz a consciência a existência de vida após a morte com a presença de um céu e um inferno e que a ida a um desses destinos está condicionada a fé, mas não qualquer fé, está condicionada a fé em Jesus.

c) No trecho "mas para nós, que estamos sendo salvos", por sua vez trata de pessoas que optaram por acreditar plenamente nessa verdade (que aparenta mais ser loucura para alguns), que se decidiram por seguir essa verdade, a se entregar por completo a essa verdade.

d) Já no trecho "é o poder de Deus", demonstra um Deus que alem de salvador é poderoso, e que ao optar por seguir em direção a essa fé, certamente encontrá algo sólido e estável a se apegar. Pois o poder de Deus manifesto aos que creem na verdade da Cruz, estará com eles.



3. Por Fim ...


Ao pensar em todos os pontos descritos acima refleti: a que grupo pertenço: os que creem ou os que não creem? E se toda essa história for realmente loucura? Mas se eu considero loucura a que grupo eu mais me assemelho? E se for realmente verdade?

Gostaria muito de ser do grupo dos que não perecem. Mas para saber a que grupo pertenço, preciso me posicionar a crer ou não. Quanto a verdade bíblica, aos olhos naturais muito parece ser loucura, no entanto algo lá no fundo do coração aponta uma esperança de verdade, que impulsiona a acreditar na verdade que salva e liberta. Mas ainda não sei, acho que creio, está bem, tenho quase certeza, pra falar a verdade não sei!

Todavia, se realmente for verdade eu não posso ficar na dúvida, por que quem está em dúvida, está no grupo dos que perecem. Sendo então essa uma verdade eu preciso me decidir logo, definitivamente, agora, nesse instante ... já decidi: Sim, Eu Creio Em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...